Atuais perspectivas e tendências para a Construção
Author: Tiago
Posted On: 5 de junho de 2024
Post Comments: 0
Atuais perspectivas e tendências para mercado da construção
A cadeia da construção pode ter mais produtividade e oportunidades, por isso que setores possuem a intenção de investir cerca de R$ 2,7 trilhões até 2030. Dessa forma, investimentos em tecnologia serão as principais formas de alcançar os objetivos com eficiência, pois o mercado exige melhoria nos processos.
A cada ano que se passa, novas perspectivas e tendências surgem para que empresas deste mercado alcancem seus resultados e posteriormente o sucesso.
Visando isso, preparamos as atuais perspectivas e tendências para o mercado da construção que entendemos como fundamentais para ajudar o seu negócio.
Quais são os investimentos?
Em primeiro lugar, é necessário frisar a importância de investimentos que visem a redução de custos. A Nvidia, empresa multinacional de tecnologia incorporada, anunciou há 2 anos um investimento de 15 milhões de dólares em uma plataforma de construção que promete ajudar profissionais da indústria da construção, como arquitetos, a automatizar processos de construção, reduzir custos e até mesmo o impacto ambiental da construção.
Como dito na introdução deste artigo, há expectativa de um forte investimento na cadeia construtiva e as startups são a aposta para entregar maior produtividade.
Assim como noticiado na época, a expectativa atual continua a mesma, porém, ainda mais intensa: altos investimentos e a busca pela inovação.
Quais são as tendências mais abordadas para o mercado da construção?
Sabemos que o mercado da construção é um mercado primordial para a economia brasileira, não há sobrevida sem a presença dela. Todavia, ela necessita abraçar como nunca as tendências construtivas e tecnológicas, deixando de utilizar métodos manuais e qualificar mais pessoas para os futuros passos.
Para isso, as principais tendências para ficar de olho são:
Inteligência artificial: A tecnologia mais falada nos últimos anos vem ganhando força na construção pelo uso na entrega de informações sobre obras, por exemplo.
Tecnologia BIM: Um conjunto de tecnologias que acompanha a obra em todo seu ciclo.
Construções modulares: Um super passo para a inovação, as construções modulares se baseiam em módulos já pré-fabricados e que facilitam na montagem.
Construções a seco: As construções a seco dispensam o uso de água em seu processo, o uso de drywall é bastante utilizado nesta tendência para o setor.
Agenda ESG: No mercado da construção a projeção de consumo e demanda para os próximos anos está ligada a agenda, permitindo que indústrias produzam aquilo que o mercado necessita.
Conclusão
É necessário entender que tanto os novos modelos de construção quanto às novas tecnologias NÃO SERÃO substitutas dos atuais profissionais do mercado.
Entretanto, precisamos alertar a importância de ter conhecimento das atuais perspectivas e tendências para preparar empresas e profissionais a lidarem com o futuro do setor.
Abraçar as oportunidades e ferramentas tecnológicas traz produtividade e eficiência para um mercado que é pilar da economia brasileira.
Leave A Comment