O mercado da construção enfrenta desafios que impactam diretamente as empresas do setor. Entre os principais obstáculos, estão a forte concorrência, a perda de negócio, a prospecção manual de obras e a necessidade constante de monitorar o mercado. Neste guia completo, você descobrirá as melhores estratégias para superar esses desafios e impulsionar o sucesso do seu negócio.
Quando falamos de oportunidades de negócios, precisamos enfrentar os desafios. É essencial entender o motivo dessas dificuldades perdurarem no mercado e as empresas, afinal, as empresas deste mercado estão cansadas de ter seu tempo consumido pela prospecção ineficiente, de buscarem formas de se diferenciarem, ter suas saúdes financeiras comprometidas e a falta de monitoramento que não as permitem visualizar as mudanças que o setor passa seguidamente.
Enfrentar as dificuldades do mercado da construção para que as empresas possam se manter competitivas é o maior desafio. Dessa forma, você irá entender com mais ênfase as características de cada dor e como superá-las.
A forte concorrência é conhecida por todos como uma das principais dores, principalmente pelo grande número de empresas no mercado, o que dificulta atingir o objetivo de se destacar. Os motivos para a concorrência feroz no mercado ter surgido e se intensificado nos últimos anos são diversos, como a alta da demanda e novas políticas de construção para tornar o mercado cada vez mais atrativo.
Mas como superar? Indo em busca de fortalecimento no posicionamento da empresa. Uma dica é investir em uma ferramenta que te entregue informações em primeira mão, olhando para aquilo que os concorrentes não estão olhando. Ou seja, investir em diferenciação é investir em inovação de qualidade, adotando novas estratégias de abordagem e pesquisa. Ser diferente é não cair na armadilha de um velho ditado “Aqueles que não conseguem se lembrar do passado estão condenados a repeti-lo”.
Conheça as principais dores do mercado da construção e as soluções tecnológicas que te ajudam a superá-las, otimizar seus processos e impulsionar o crescimento do seu negócio.
Muitas empresas utilizam métodos tradicionais, como visitas presenciais em canteiros de obras ou envio de motoboys, acreditando que ainda estão conseguindo sobreviver e identificar oportunidades importantes, mas o resultado é o tempo escasso sendo utilizado sem estratégia e a baixa escalabilidade.
Portanto, como superar? Adotando ferramentas que automatizam, com um acompanhamento mais preciso, sem que haja custos elevados de deslocamentos e que no fim, facilitem a identificação da oportunidade perfeita. Com o crescimento do setor de inteligência de mercado em diferentes segmentos, como o da construção, há soluções que utilizam essa tendência na identificação de obras que tenham “fit’ com os produtos ou serviços das empresas.
Quando falamos de perda de negócio, automaticamente estamos falando do impacto que isso gera na receita e no lucro de uma empresa. Você já entendeu que o mercado é altamente competitivo, então, o prejuízo desta dor está atrelada à reputação da empresa e do crescimento a longo prazo.
Se fala muito sobre “oportunidades” na construção civil, porém, com cada contrato perdido, o potencial de crescimento e a chance de explorar novos nichos vão se esgotando.
Além disso, melhoria contínua fica em risco, podendo não haver tempo para adoção de novas estratégias, sejam elas comerciais ou de marketing, por exemplo.
Por último, mas não menos importante, a necessidade do monitoramento do mercado é considerada uma dor pela rapidez nas mudanças, além de estratégias nas decisões que culminam na eficiência operacional.
Se adaptar rapidamente nunca foi tão importante quanto agora, por isso, o monitoramento do mercado garante competitividade e sustentabilidade para o negócio.
Para superar os desafios e gerar oportunidades no mercado da construção, é preciso ter uma parceira ideal. Utilizando tecnologia aplicada à construção, as empresas conseguem:
Para superar os desafios, basta explorar, fortalecer o posicionamento, automatizar a prospecção, monitorar constantemente e analisar dados.
A dica é: Procure uma ferramenta que faça isso por você, que te ajude nas principais dores.
A frase “quem não se adapta, fica para trás” faz muito sentido no mercado atual. Por isso, é importante ter o conhecimento das dores, de como podemos solucionar, o motivo pelo qual não podemos ignorá-las e quem é capaz de ajudar.
Além disso, essa máxima também se aplica ao investimento em tecnologia, reconhecemos que é essencial elaborar estratégias que auxiliem na análise e gestão de projetos. Não devemos ignorar as dores do mercado e seus impactos na prospecção. É possível afirmar que com cada avanço tecnológico, impulsionado pelo ecossistema da inovação, o futuro é moldado.
O mercado oferece grandes oportunidades para as empresas, mas é preciso estar preparado para os desafios. Por isso, a Hoff Analytics oferece um serviço que contribui para lidar com os desafios citados, solucionando em diferentes aplicações.
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